PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO E REDUÇÃO DE RESÍDUOS no IFRS Câmpus Rio Grande - Ações cooperativas

    Poder Público

    18/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O projeto Produção, Reprodução e Redução de Resíduos no IFRS Câmpus Rio Grande - ações cooperativas é uma ação educativa que objetiva a redução da produção de resíduos sólidos nas dependências do campus, a correta separação e destinação dos resíduos em parceria com a Associação de Catadores e Separadores de Lixo de Rio Grande. É uma ação demandada pelo governo federal, através do Decreto 5.940, de 25/10/06, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos públicos federais, na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas de catadores de recicláveis. As ações programadas pretendem conscientizar a comunidade acadêmica em relação a importância da colaboração de todos, tanto no âmbito acadêmico, quanto em suas atividades sociais. As ações serão abertas á comunidade externa. Associada a esta ação extensionista, há um projeto de pesquisa homônimo (ações investigativas) que está dando conta da quantificação dos resíduos gerados no campus.

    O que motivou a iniciativa

    Foram dois os fatores motivadores essenciais que nos motivaram as ações de pesquisa e extensão no campus, bem como o registro dessas nossas experiências de tratamento e disposição de resíduos: o Decreto 5.940, de 25/10/06, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos públicos federais, na fonte geradora e sua destinação às associações e cooperativas de catadores de recicláveis; e a nossa própria percepção da necessidade de ações para a redução e o melhor manejo dos resíduos no campus.

    Principais resultados

    Entre os resultados obtidos está o levantamento fotográfico da disposição dos resíduos sólidos e os dados da pesagem diária desses, que apontam: dos resíduos orgânicos encontrados, 60% são erva mate, os outros 40% dividem-se em cascas de frutas, borra de café e restos de lanches, com predominância da borra de café. O óleo lubrificante foi coletado durante 6 meses e em garrafas pet e armazenado numa caixa doada pelo projeto de Biodiesel da EQA - FURG, sendo que chegaram as ser coletadas 30 garrafas por semana, entre as trazidas pela comunidade e as geradas na canina do campus. O óleo de cozinha produzido no bar, localizado nas dependências do Câmpus, está sendo armazenado e enviado a FURG, para produção de biodiesel. Os resíduos de saúde estão sendo separados para o correto descarte. Além desses resultados mais difusos, apontamos pontualmente a redução da quantidade de resíduos produzidos após 8 meses de vigência dos projetos de extensão e pesquisa; a separação e não mistura, por parte das servidoras da limpeza, dos resíduos sólidos gerados nos sanitários do campus; avaliações positivas das Comissões de Avaliação de Ações de Extensão (CGAE) e de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e inovação (CAGPPI) do IFRS campus Rio Grande; Prêmio destaque ao projeto de Pesquisa PRODUÇÃO, REPRODUÇÃO E REDUÇÃO DE RESÍDUOS no IFRS Câmpus Rio Grande - Ações investigativas, no 2º SICT (Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS) em 2013.

    Desafios Enfretados

    Demora na liberação de verbas institucionais; dificuldades em mobilizar todos os segmentos da comunidade acadêmica; dificuldades de convencer atores institucionais da necessidade do relacionamento com a Associação de Catadores, divergências conceituais e metodológicas no próprio grupo acerca de concepções de educação ambiental: caráter instrumental ou caráter epistemológico.

    Lições aprendidas

    Deve-se mobilizar o maior número possível de pessoas para os objetivos dos projetos; as ações tem que ser contínuas, sob pena de perderem-se esforços já empreendidos; os resultados devem ser mostrados dentro e fora da instituição; a equipe necessita ser multidisciplinar, dada a abrangência e a diversidade do tema resíduos.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande
    CNPJ
    10637926900570
    Endereço
    Rua Eng. Alfredo Huch, 475 | Bairro Centro | CEP: 96201-460 | Rio Grande/RS
    Equipe Técnica
    Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli (Licenciada em Física e Mestre em Educação Ambiental, doutoranda em Educação Ambiental, FURG), Juçara Nunes da Silva (arquiteta e mestranda no Programa de Pós Graduação da Arquitetura e Urbanismo da UFPel.), Eliza Terres Camargo (Engenheira Química e especialista em Gestão da Qualidade), Aline Simões Menezes (Licenciada em História e mestre em Educação Ambiental) ,Marise Xavier Gonçalves (Enfermeira e docente no curso técnico de Enfermagem do IFRS), Anderson Favero Porte (Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Adão Felipe de Oliveira Sconieski (Engenheiro Mecânico) e Cristiane Gularte Quintana (Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Brasil).
    Instituições Parceiras
    Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG, Ascalixo e parceria interna com o Projeto Vida Saudável.

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Federal
    Serviços de Saúde

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas